quinta-feira, 20 de abril de 2017

FlyLady: Organizando a casa e a vida um passo de cada vez!

Olá pessoal, o texto abaixo, de minha autoria, foi publicado originalmente no blog Paixão Por Organização, que infelizmente está desativado, então estou resgatando-o aqui, com algumas atualizações e revisões.

Olá, muitas leitoras estão ansiosas pra entender e começar a praticar o sistema FlyLady. Vou ser sincera, praticar é bem mais fácil que entender, porque começamos aos poucos e conforme praticamos vamos entendendo melhor. 

Mas vamos com calma, quero começar explicando que vou dar um panorama bem amplo de 'quase' tudo que o sistema alcança, mas que ele só funciona se você iniciar seus passinhos (babysteps), um de cada vez, como dizemos no FlyLady, com passinhos de bebê. Todo bebê começa engatinhando, dá um passinho cai, levanta começa de novo, dá dois passinhos cai, levanta, dá três passinhos, se apoia pra não cair, se concentra e continua, em pouco tempo esse bebê está correndo pela casa todo serelepe.

E nós? Também! As mais organizadas vão identificar que já executam muitas das coisas propostas no método, talvez de uma outra maneira, mas o próprio FlyLady só funciona perfeitamente se você adaptá-lo à sua realidade, porque nem todo mundo tem filhos, nem todo mundo fica em casa o dia inteiro, nem todo mundo estuda, nem todo mundo tem sala de jantar ou tem banheiro no quarto, nem todas tem as noites ou finais de semana livres para renovar o espírito. Pois bem, as mais organizadas certamente acharão dicas que lhe servirão, as que estão perdidas no meio do caos, como eu estava, verão a luz no fim do túnel (ou no fim da pilha de louça suja)!
Importante dizer que o método foi criado por uma americana, chamada Marla, por quem tenho imensa gratidão por ter repassado o método de forma tão desprendida e permitido que ele chegue as mais diversas mulheres, independente de qualquer coisa. Sou grata também pela sua perseverança, que mesmo após décadas, ela continua se dedicando à causa, ministrando palestras, fazendo turnês pelo seu país, respondendo e-mails e dedicando um tiquinho do seu tempo pra dar atenção e carinho à mulheres como eu que enxergaram nela um novo modo de olhar pra si mesmas e pro modo como cuidamos de nossas casas. Aqui no Brasil conheci o método através do site Vida Organizada, da Thais Godinho, que indicou o grupo do Yahoo (na época haviam 2 grupos, mas logo que entrei os grupos estavam com problemas de truncagem de mensagens e algumas participantes criaram grupos de interação via whatsapp, foi onde comecei a me familiarizar com o método, os documentos inciais do Grupo FlyMigas, traduzidos pela querida FlyRô Brasileira foram fundamentais para entender o método, assim como o blog flytraducoes do Grupo do Gmail e os próprios emails que eram enviados pelo site oficial da FlyLady - todos os links disponíveis aqui no rodapé do blog). 

Em tempo, FLY é uma sigla para Finally Loving YourselfFinalmente Se Amando – lindo né?
Pois bem, como funciona o método?
Vamos dizer que é uma caminhada e a cada passo aprendemos uma pequena tarefa para praticar no nosso dia a dia até se tornarem hábitos. Essas tarefas se dividirão em rotinas (rotina matinal, vespertina, noturna, semanal, mensal). Ou seja conforme você vai praticando micro tarefas diariamente, vai organizando-as de forma que formem um conjunto maior que organiza não somente a cozinha, não somente a manhã ou noite, mas organiza sua semana, seu mês, sua vida

Isso é tão importante porque se em um ou dois dias você não conseguir executar suas tarefas, por algum imprevisto, você saberá por onde recomeçar ou quais são suas prioridades e dificilmente perderá algo importante porque terá uma agenda organizada e o hábito de alimentá-la e consultá-la diariamente (sim, agenda é um dos passinhos =D ).
Veja abaixo, após alguns passos você começará a definir rotinas, como por exemplo, rotina matinal, formada por pequenas tarefas que você repetirá todo dia, em poucos minutos.

Aos poucos você terá definidas rotinas para cada período do dia. Lembrando que são tarefas básicas para serem repetidas diariamente.

Chegará um momento que você começará a programar a semana, focando em cada um tipo de atividade, por exemplo na quarta verifica suas pendências, o que pode ser resolvido através de ligações e e-mails deve ser resolvido logo nesse dia, o que necessitar de saídas, como banco, mercado, farmácia, compra de presentes para alguma festa no fim de semana, ficará para o dia seguinte onde você já terá a lista do que deve comprar ou pagar e um roteiro traçado para otimizar seu tempo de rua. Esse será nosso Plano Semanal. Prático não? Me pergunto porque nunca pensei nisso!

Por fim, seu dia, seguindo o método, será composto por essas rotinas, mais o hábito do mês, que sempre reforça algum babystep. Em novembro, por exemplo, estamos reforçando o hábito de prepar um cardápio semanal para agiliar o preparo das refeições, já que esse instrumento possibilita a compra antecipada dos ingredientes necessários na quantidade certa para evitar disperdícios e ainda economiza tempo dentro do mercado, pois você compra exatamente o que precisará!


E faxina? A grande sacada do método é não ficar se matando de limpar a casa diariamente até terminar o dia exausta. No método dividimos a casa em ZONAS. Cada zona compreende um, dois ou mais cômodos, o ideal é que você faça sua própria divisão. Em cada semana limpamos uma dessas zonas, um pouquinho por dia, de segunda à sexta. Por exemplo, na segunda semana do mês faremos missões de limpeza na Zona 2 da casa, que é a cozinha. Cada semana é enviado por e-mail as missões diárias, para as pessoas cadastradas no site (em inglês) ou pelo grupo do Yahoo para quem é cadastrada no Novo FlyMigas, traduzido pela moderadora Mila Santiago que me permitiu compartilhar aqui suas traduções, mas nada impede que você crie suas próprias missões ao verificar às áreas mais “necessitadas” da sua cozinha. Então, por exemplo, na segunda ela manda uma missão para limpar a luminária, na terça limpar os balcões, na quarta limpar a geladeira, na quinta limpar as portas dos armários, na sexta limpar detalhadamente a torneira. São em sua maioria tarefas pequenas para serem executadas em 15 minutos (aliás você aprenderá que pode fazer muita coisa em 15 minutos), mas que farão uma diferença enorme para manter sua cozinha limpa. Haverá um babystep que detalha esse esquema de zonas, tenham calma.

Então, preparadas para dar o primeiro passo em direção à uma casa mais organizada? Comece aqui me alegrarei com a companhia de vocês na minha caminhada! 

4 comentários:

  1. Amei seu poster, estou com muitas dificuldades em começar, mas acho que agora vou conseguir e se eu não conseguir dessa vez eu tento de novo e de novo mas não vou desistir😘

    ResponderExcluir
  2. Aninha! Que bom que encontrei seu Blog!! Ele é lindo! Estou no meu 2BabyStep, e acho que este método vai mudar minha vida!! Muito Obrigada por compartilhar todo este conhecimento!! Deus te abençoe e te dê muita inspiração para postar e ajudar todas nós!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse blog! Temos um grupo de whatsApp que usamos o sistema Flylady https://chat.whatsapp.com/BE0EeL70nCGC7K5Sqqim3u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo acessar o link, e não consigo copiar para colocar na barra de endereços.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...